5 Motivos que fizeram os Mobas explodirem

moba

Os MOBAs andam conquistando mais jogadores a cada dia. Suas características visuais amigáveis e jogabilidade intuitiva são apenas alguns dos fatores que ajudam nesse processo.

Confira uma lista de 5 fatores que contribuem para o sucesso desses jogos!

1 – Dinheiro não influencia vitórias

baby_money_2

Os jogos pay-to-win foram um dos principais problemas aos jogadores que buscavam games gratuitos antes do estouro dos MOBAs. Alguns títulos abusavam em cima de itens caros que davam atributos muito elevados para jogadores que fossem rycas se dispusessem a pagar caro por um item na loja com dinheiro de verdade, o que criava um grande desequilíbrio no jogo. Porém, com os MOBAs a coisa é diferente. Para dar maior competitividade e equilíbrio ao jogo, o dinheiro gasto pode ser apenas convertido em itens que customizem a aparência do seu personagem, como roupas ou acessórios. Isso, além de ser interessante, é uma boa jogada, já que ao se identificar com um jogo você passa a querer se sobressair dos outros jogadores cada vez mais, e a compra de “skins” ajuda nesse processo.

Em alguns Mobas, a compra de dinheiro virtual acaba acelerando o amadurecimento do jogador, já que o mesmo pode dedicar seus pontos virtuais para itens mais importantes em seu desempenho e que podem ser comprados apenas pelos pontos obtidos nas partidas, como a compra de runas no League Of Legends. O atraso dos outros jogadores, porém, não é algo muito alarmante, visto que o sucesso de uma partida não depende só das runas.

2- Grande variedade de personagens

shoes_2

Atualmente, o League of Legends, por exemplo, conta com 123 personagens. Dota 2 possui 110. Já o Heroes of the Storm, MOBA lançado recentemente pela Blizzard, conta com 33. Apesar da grande diferença nos números, todos contam com uma grande variedade de personagens, que se dividem em diferentes funções. Sem contar a variedade visual, nos MOBAs você irá encontrar de tudo: Pessoas, animais, alienígenas, fadas, dragões, objetos, enfim, não há limites para a escolha de personagens.

3 – Suas configurações são altamente customizáveis

old_computer

Infelizmente, nem todo mundo possui um computador super potente da NASA em casa para rodar todos os títulos disponíveis. Pensando nisso, os desenvolvedores de MOBAs vem procurando, cada vez mais, uma forma de atingir esse público específico de PCs da Xuxa.

A solução encontrada para esse problema foi a criação de configurações mais impactantes que conseguissem deixar o jogo mais acessível. Nela, você pode alterar a qualidade da textura, a qualidade da sombra, a profundidade de alguns elementos, como a água, e muitas outras opções que ajudam a tornar o jogo mais leve nos computadores menos potentes.. Nós sabemos, claro, que alguns jogos anteriores a esses já faziam isso. Porém, a preocupação maior veio depois da febre dos MOBAs, que conseguiram, dessa forma, abranger um público muito maior.

4 – Competitividade em seu nível máximo

competition

Se você já jogou um MOBA, você sabe o que é isso. Lá, a competitividade é elevada ao nível máximo, já que as disputas ocorrem entre duas equipes. A competitividade é tanta que, as vezes, ocorre até mesmo dentro da sua própria equipe. Isso porque apesar de ser um time os kills são individuais, o que faz um jogador, muitas das vezes, roubar kill de seus parceiros (famoso KS), dando ao mesmo uma sensação falsa de superioridade e importância para o time, que acaba por se prejudicar em grande parte das vezes. (Sério, não deem KS crianças).

Apesar de frustrante, esse fator também é um ótimo motor que impulsiona uma pessoa a jogar cada vez mais e se tornar o melhor competidor para, futuramente, poder concorrer a partidas profissionais, que já é considerado um e-sport, um novo gênero de esportes que abrange os jogos virtuais em que há uma competição entre os jogadores. O gênero vem crescendo, tanto no número de jogadores como de espectadores devido a popularização desses MOBAs, e querem um exemplo do sucesso do e-sport? Em 2014, no torneio The International 4, cujo os prêmios quase alcançaram 11 milhões de dólares, as partidas foram assistidas por mais de 20 milhões de pessoas.

5- Jogabilidade Casual

solitarie_low

Os MOBAs, diferentemente de outros títulos, podem ser jogados freneticamente ou de modo mais casual. Porém, o que mais ocorre é essa segunda opção, visto que após um tempo tanto faz a frequência que você joga o jogo, além do ganho de pontos.

Por abranger um público maior, grande parte do mesmo não possui tanto tempo para jogar como os jogadores mais dedicados. Prezando por essas pessoas, a experiência que, por exemplo, o LoL fornece para esses dois públicos se igualam, pois, deixando de lado a experiência adquirida jogando, os dois tipos de jogadores possuem a mesmas chances de ganhar um jogo, já que, como dito acima, vários motivos influenciam na vitória.


E vocês Steamtadores? O que mais gostam e mais odeiam nos MOBAs? Deixem suas opiniões ali nos comentários!

Fonte sobre o International: Valve.

Sobre o Autor

Outros posts de

Daniel Costa

24 anos, graduado em Tecnologia de banco de dados, empresário, gamer desde sempre, tento ser designer mas sempre acabo fazendo programas feios (T_T), programador web, quase web designer, DBA, porteiro, jardineiro e carteiro nesse blog/page que vossa senhoria está lendo! Um mingo dupal que quase ninguém sancha mas que sempre sabe onde está sua toalha!