Zomboid: o verdadeiro jogo de sobrevivência em um apocalipse zumbi

A ideia de partir para aventuras com os amigos e fazer matanças alucinantes sempre me seduziu. Talvez por isso eu tenha ficado tanto tempo no Ragnarok e tenha tentado diversos MMOs ao decorrer da minha vida. E aí veio a moda de zumbis, eu nunca gostei muito do zumbi em si, mas o clima de apocalipse me apetecia muito.

Poderia ser qualquer coisa, qualquer motivo, mas se o mundo estivesse acabando e eu ficasse em frente a uma rua deserta e semi-destruída já era muito atraente pra mim.

O mundo apocalíptico é uma ideia muito interessante, você imaginar que é um dos poucos que estão vivos e poder perambular por cidades semi-desertas parece a aventura mais legal que você poderia ter. E ai comecei a jogar muitos jogos de zumbi, desde aqueles bestinhas de celular até os mais legais como Left 4 Dead. Mas tinha algo que eu sentia falta, tinha alguma coisa errada nesses jogos apocalípticos: sobrevivência.

É muito legal você explodir cabeças de semimortos, também é legal você dizimar todos eles com uma bomba ou um molotov, mas eu sempre senti falta de pegar suprimentos, construir barricadas, sobreviver mesmo sabe? Como nos filmes. Poucos jogos tinham esses elementos, e eram muito pobres, mas aí eu conheci um que combinou com exatamente tudo que eu esperava: Zomboid.

Quem me conhece sabe o quanto pago pau pra esse jogo, e desde seu início eu faço isso. Paguei por ele quando ele nem sonhava estar no Steam, votei nele e distribui o link para todos os meus amigos votarem no Greenlight. Mas por que? Por que eu acreditava nele, mesmo com seus erros e bugs.

E não me decepcionei.

zomboid-23242

Malditas janelas, nem todas estão destrancadas 🙁

Zomboid tem todos os elementos que um apocalipse zumbi merece ter. Você está numa cidade, com poucos sobreviventes, e você precisa encontrar um lugar e estocar comida, água e fazer um reforço para que os zumbis não quebrem sua janela. Você crafta coisas também, constrói portas e janelas e até mesmo uma casa nova, junta ingredientes para fazer comida e tem que pegar o máximo de enlatado possível, pois um dia a luz vai acabar e todos os alimentos da geladeira vão estragar. O objetivo do jogo é apenas sobreviver, e você tem que se preservar ao máximo para isso.

Tome cuidado com a luz da sua casa e com as janelas, pois os zumbis se atraem por isso, portanto nunca se esqueça de cobri-las com lençóis e apagar as luzes. Não corra muito, o barulho também atrai eles, e sempre dê prioridade para a comida e para alguma arma, seja faca, taco de beisebol ou até pé de cabra (não recomendo a espingarda, ela atrai MUITOS zumbis, sendo boa só para abrir caminho),  pois você vai precisar arrebentar a cabeça de vários zumbis pelo caminho. E lembre-se, algumas casas tem alarmes, se você tentar invadir enquanto houver eletricidade o alarme dispara e ai já sabe o que acontece né? *dead*.

Seu personagem sente angústia, ansiedade, depressão, medo, tédio, e tudo isso afeta o campo de visão e a audição dele, tenha isso em mente na hora de escolher seus atributos ao criar o personagem, pois pode comprometer seriamente sua fuga, principalmente durante a noite.

zomboid322525

Pelo caminho você pode encontrar livros que te ajude a construir coisas.

Recentemente eles estão testando a versão multiplayer e eu pude experimentar isso, apesar de alguns erros, como todo beta tem, está impressionante! Consegui avançar muito com meus amigos e até achamos uma fazenda perfeita com poucos zumbis ao redor para plantar e conseguir comida 😀

Ah sim! O jogo também conta com uma versão open world (no single player), onde você pode definir quando a energia e a luz vão acabar e se os zumbis são fortes, fracos, rápidos ou lentos e muito mais. Assim você pode decidir se você quer primeiro aprender todos os crafts com paciência (e com poucos zumbis pra te encher) ou enfrentar super zumbis fortões em um jogo desafiante e cruel e ver até onde você aguenta.

Se você se interessa por esses elementos de sobrevivência e se quer se aventurar de madrugada buscando comida e armamentos com seus amigos enquanto zumbis estão correndo atrás de vocês, Zomboid com certeza é o jogo certo pra você. O single player é emocionante e desafiador, o multiplayer está em sua fase beta, mas garanto que irá melhorar pois a produtora desse jogo é muito responsável, acompanho seu trabalho desde a época do Desura e eles sempre prometeram o que cumpriram. Então vale sim a pena investir em um jogo zumbístico onde o seu único destino é a morte.

E não se engane, você vai morrer.

 

zomboid-29328932

Vários zumbis e eu com um martelinho. Adeus vida 🙁

Ah! O link do jogo no Steam é esse aqui.

Sobre o Autor

Outros posts de

Daniel Costa

24 anos, graduado em Tecnologia de banco de dados, empresário, gamer desde sempre, tento ser designer mas sempre acabo fazendo programas feios (T_T), programador web, quase web designer, DBA, porteiro, jardineiro e carteiro nesse blog/page que vossa senhoria está lendo! Um mingo dupal que quase ninguém sancha mas que sempre sabe onde está sua toalha!