Steam Beta agora exibe taxa de FPS nos jogos

gabe

Quando se fala de jogos para computador muitos de nós Steamtadores sempre ficamos preocupados em saber se o nosso bom e velho PC está conseguindo rodar bem alguns títulos a todo o vapor, mas como descobrir isso? Bem, o tio GabeN pensou de novo em nós e adicionou uma novidade no Steam para nos ajudar com isso.

Uma das formas mais comuns de se descobrir se um jogo está rodando bem ou não é analisar as taxas de frames por segundo, ou FPS, que o seu PC está exibindo, só que não são todos os jogos que dão suporte para exibir esse número, e mesmo entre os que fazem isso é comum você ter que pesquisar alguns comandos obscuros para colocar no console do jogo para ativar essa funcionalidade.

Agora e se o jogo não der suporte, como podemos fazer para descobrir essa informação? Bem, uma opção é instalar algum programa terceiro como o FRAPS, mas porra, será mesmo que é preciso instalar mais um programa só pra obter essa informação? Isso era meio que verdade… Até agora.

Quem é usuário do Steam Beta pode ter percebido que entre as várias configurações do Steam agora temos a possibilidade de habilitar a opção de exibir a taxa de FPS dos jogos abertos pela ferramenta.

Quem for mais apressado e quiser testar logo, é simples, basta seguir esse pequeno tutorial. Agora fique esperto, essa opção ainda está em testes e só pode ser acessada através no Beta do Steam, mas no futuro quando a funcionalidade receber a bênção final do GabeN todos os usuários poderão usar sem problemas. Enfim, mãos a obra!

1 – Habilite o Steam Beta

O primeiro passo óbvio é habilitar o Beta do Steam. Para fazer isso, abra o seu Steam e clique no canto superior esquerdo na opção “Steam”, logo depois clique em configurações.

 

Ta em inglês, mas o lugar é o mesmo.

Ta em inglês, mas o lugar é o mesmo.

Na janela que abrir, vá em “Conta”, depois procure pela opção “Participação do Beta” e clique em “Alterar”. Por fim, selecione a opção “Steam Beta Update” e clique em OK. Agora reinicie o seu Steam e espere ele baixar as atualizações.

steam_beta_2

Steam Beta Update

2 – Habilite a opção de exibir taxa de FPS nos jogos

Novamente, vá nas configurações do Steam, depois clique no “Em jogo”, e lá você poderá habilitar a opção “Show in-game frames/sec (FPS)”. Simples assim.

steam_fps_1Agora é só abrir os seus games e jogar! A informação irá aparecer no canto superior esquerdo do seu monitor.

Taxa de FPS

Taxa de FPS

P.S.: Ouvi alguns relatos de que essa opção ainda não está funcionando em alguns jogos, mas isso deve se resolver com o tempo.

Fonte: Comunidade Steam.

Fonte da ultima foto: Reddit.

Sobre o Autor

Outros posts de

Daniel Costa

24 anos, graduado em Tecnologia de banco de dados, empresário, gamer desde sempre, tento ser designer mas sempre acabo fazendo programas feios (T_T), programador web, quase web designer, DBA, porteiro, jardineiro e carteiro nesse blog/page que vossa senhoria está lendo! Um mingo dupal que quase ninguém sancha mas que sempre sabe onde está sua toalha!