Windows 7 não terá suporte ao DirectX 12

Quem estava ansioso de ver as novidades introduzidas pelo DirectX 12 em seus PCs com o Windows 7 pode sofrer uma grande desilusão amorosa. Após o anuncio de um funcionário da AMD, muitos pensaram: a Microsoft está matando aos poucos a versão antiga do sistema operacional? Será o fim da resistência do Win7?

O DirectX 12 foi confirmado já tem um tempo e vai chegar junto com o Windows 10, que vem depois do 8, não me perguntem o por quê. Enfim, a nova versão do DX vai trazer inúmeras melhorias e novidades em comparação com o seu antecessor, como uma melhor performance nos jogos, gráficos mais bonitos e tudo aquilo que vem com esses updates legais, além de novos bugs.

A informação foi divulgada na PDXLAN, durante a apresentação de Richard Huddy, cientista chefe do setor de jogos da AMD. Huddy disse que o Windows 7 ainda é extremamente popular entre os Steamtadores, representando mais da metade dos Windows instalados e ativos no momento, mas que possivelmente por isso a Microsoft deverá cortar o suporte para o SO antigo. É um dia triste para quem não gosta da interface metro. (Pro-tip.: Larga de frescura que o Windows 8 tem o desktop, não gosta do metro, ignore e fim. Você nem usava tanto o menu iniciar assim…)

Quer ver a apresentação? Toma o vídeo.
VIDEO OFFLINE.

Agora quem ainda quiser insistir e se mantém no Windows 7, ou anterior, já sabe: Não vai receber o update. Nunca.

Quer ver todas as novidades do DirectX nos jogos que estão por vir? Faça o upgrade para o Windows 8, ou sei lá, esquece essa porcaria e vai jogar tibia.

Fonte: pcgamer.

Acabou que o Richard recebeu um baita de um puxão na orelha por divulgar especulações a respeito do que a Microsoft planeja ou não para os seus sistemas operacionais e o vídeo acabou tendo as configurações de privacidade trocadas para privado. E a M$ chegou dizendo que “Huddy não fala pela Microsoft, seu anuncio não passa de especulação”.

Apesar da Microsoft não ter explicitamente dito “Sim, o Windows 7 vai receber o update”, temos que ver os dois lados dessa moeda. Caso por fim eles decidam mesmo cortar o SO da lista de atualizações do DX, eles vão deixar uma boa parte dos gamers insatisfeitos, afinal, o update pro 8/8.1 não é gratuito. Por outro lado, seria sim uma forma de forçar os usuários a começarem a abandonar o sistema mais antigo, o que por outros meios mais “legítimos” não é algo exatamente fácil. Só para efeito de comparação, o Windows XP que foi lançado em 2001 ainda possui uma enorme fatia de aproximadamente 11% do mercado total e 4% do Steam, isso levando em consideração que ele já não recebe mais suporte da empresa a algum tempo.

Por fim, esse comentário por parte do cientista da AMD acabou servindo somente para nos deixar um pouco confusos. Mas afinal, o Windows 7 vai receber o suporte afinal? Não se sabe. Mas o suporte base do sistema operacional já tem data para acabar, e será no dia 13 de Janeiro de 2015, conforme a Microsoft divulgou nesse link.

Quanto ao DirectX 12, só nos resta esperar por mais notícias.

Fonte.2: Tomshardware.

 

Sobre o Autor

Outros posts de

Daniel Costa

24 anos, graduado em Tecnologia de banco de dados, empresário, gamer desde sempre, tento ser designer mas sempre acabo fazendo programas feios (T_T), programador web, quase web designer, DBA, porteiro, jardineiro e carteiro nesse blog/page que vossa senhoria está lendo! Um mingo dupal que quase ninguém sancha mas que sempre sabe onde está sua toalha!