Você sente medo ao jogar games de terror?

Você, que provavelmente já jogou ou viu algum gameplay de algum jogo de terror, seja ele de que tipo for, já parou para pensar o porquê de você sentir medo?

Acho que ninguém realmente acredita que o fantasma (ou um bicho qualquer) vai sair da tela e matar alguém, então porque algumas pessoas ficam tão assustadas?

Andei analisando alguns poucos jogos de terror por essas semanas e percebi que basicamente os games se utilizam de duas formas básicas para causar terror: por meio de sustos, quando algo aparece repentinamente, ou por pressão psicológica, quando um ambiente vai se tornando tenso e hostil. Os games se utilizam dessas duas formas deixando-as mais complexas e até misturando as duas, para construir um ambiente cheio de medo. Pegarei aqui como exemplo aquele joguinho do Slender, que ficou famoso e quase todo mundo jogou ou viu o gameplay, ele utilizava um ambiente escuro (a maioria dos jogos do gênero utilizam) e um som horripilante, e combinava o elemento de susto, quando sua câmera apresentava chiados e o Slender aparecia perto de você. Apesar desse jogo não me causar susto por eu achar previsível, ele oferece um ambiente perfeito para quem já está se cagando de medo antes de dar start.

Por falar isso, nosso steamtador Jhonny fez um vídeo jogando Slender, dá uma olhadinha!

 

 

Um dos pontos-chave dos roteiros de jogos de terror, principalmente aqueles que envolvem fantasmas, é não explicar tudo. Alguns fenômenos e algumas criaturas simplesmente não tem explicação e nem motivo aparente, elas aparecem e estão ali para causar mal ao protagonista, o desconhecido também causa medo, justamente por não saber porque está ali, porque age assim ou como surgiu, as vezes apenas se tem hipóteses, ou a história não está totalmente contada. Como em SCP, por exemplo. Sabemos que é uma empresa que captura criaturas ou objetos assustadores e que podem fazer mal a alguém, mas não fazemos ideia de como aquelas criaturas horripilantes surgiram no universo, como o monstro que te mata se você piscar.

Scp_173_screenshot_by_rainy_zone-d5a88x2

Êta bichinho lindo!

Esses jogos se esforçam para criar um ambiente mais obscuro possível, geralmente em primeira pessoa para que se torne mais imersivo e o protagonista normalmente está sozinho, para aumentar a sensação de estar indefeso. Nesse caso posso citar Amnesia, onde você se encontra sem memória em um lugar antigo e escuro, com barulhos estranhos e perturbadores. Nesse jogo em específico, temos mais um elemento: você é impotente contra os monstros que aparecem durante o jogo, você precisa correr e se esconder deles. Sem contar que o barulho da respiração do protagonista deixa tudo ainda mais assustador.

amnesia-the-dark-descent-29

Não consigo enxergar nada :'(

Esses são os elementos mais comuns que podem aparecer no gênero terror, percebi, ao fazer minhas pesquisas, que os elementos são muito parecidos com filmes também. A sensação de impotência ao enfrentar o desconhecido em um lugar escuro é o princípio básico do medo, e cabe aos games e filmes explorarem isso ao máximo e criarem coisas novas a partir disso. E você, leitor, qual foi o jogo que te deu mais medo?

Sobre o Autor

Outros posts de

Daniel Costa

24 anos, graduado em Tecnologia de banco de dados, empresário, gamer desde sempre, tento ser designer mas sempre acabo fazendo programas feios (T_T), programador web, quase web designer, DBA, porteiro, jardineiro e carteiro nesse blog/page que vossa senhoria está lendo! Um mingo dupal que quase ninguém sancha mas que sempre sabe onde está sua toalha!