Radeon R9 290X com 8GB será lançada em Novembro

É galera, após diversas tretinhas especulações sobre o que a AMD iria fazer para desbancar os novos produtos lançados pela Nvidia, eis que confirmaram a infinitésima centésima décima primeira² versão da R9 290X, agora com 8GB de VRAM.

brisa dalila maria leopoldina T. M. S. M. B. M. de leao e sousa

AMD e suas mil versões da mesma placa é tipo o nome da Brisa, nunca acaba.

Mais do mesmo

post0

A verdade? A AMD fez esse lançamento para competir diretamente com a GTX980 lançada pela Nvidia há pouco tempo (modelo esse que agradou bastante os fãs da marca pela sua bela performance e preço competitivo), e é verdade também que já existia no mercado um modelo de 8GB mas só uma revendedora (SAPPHIRE) tinha aval para produzir e acontece que agora a AMD decidiu liberar o produto para mais algumas revendedoras (Power Color e Club3d) e com isso tentar reconquistar alguns consumidores. No mais é só uma variante da variante do modelo original da R9 290X.

E algo que eu me segurei para não entrar no assunto, mas infelizmente, terei que compartilhar: as placas produzidas pela AMD esquentam pra valer! Quer fritar um ovo enquanto joga um Tomb Raider? Tamos aí pra isso!

Algo que já foi discutido em diversos lugares na internet e pelo visto ninguém chega a uma conclusão de o porquê da arquitetura deles produzir tanto calor. Então se você já não possui um gabinete com uma boa ventilação ou um quarto bem ventilado (entenda ar-condicionado na posição pólo sul) nem invista pois só terá dores de cabeça.

O lado bom

post1

Discutir entre AMD ou Nvidia é igual discutir sobre Star Trek ou Star Wars. Só que nesse caso a AMD é o Star Trek =D

4K! 4K? É 4K… Esse ano as vendas de aparelhos que suportam essa resolução aumentaram muito, antes o que era só tecnologia da nossa excelentíssima Sony (love) caiu nas mãos de marcas que tem a incrível façanha anões escravos trabalhando dentro do aparelho de baratear o produto fazendo com que todo mundo possa ter acesso. E pra galera que gosta sempre de se manter com tecnologia de ponta é bem bacana ter um aparelho desses em casa. Mas para isso é importante ter um conjunto parrudo e a placa de vídeo é o essencial nessa hora. É claro que o vendedor da lojinha de Pc Ganber (o cara é super entendido meu, confia mano, confia…) vai falar pra você, pupilo inocente criado a leite com pêra, que qualquer VGA que ele tem pra venda lá, rodará em 4K sussa. Só que não!

Ain Filipe você é chato meu, cada tópico que você cria fico mais puto com meu PC e quero jogá-lo na parede. Calma!

O que 8GB de memória podem fazer por mim?

post2

8 gibas de memória rambo. Tem 8 aí né?

O importante é entender por que a quantidade de VRAM (memória da placa de vídeo) é importante nessa hora. Não vou entrar em detalhes muito técnicos pra não confundir a cabeça de vocês, mas vamos usar de exemplo uma placa de vídeo que tenha 2GB de VRAM (é o que mais se encontra por aí) e o Crysis bahhhhhh.

O jogo é bom belez, mas quando falamos sobre rendimento e performance é o PIOR, sim o PIOR jogo já produzido EA. Porque ele é o pior? Simplesmente porquê algum gênio teve a brilhante ideia de colocar todo o cenário para renderizar o tempo inteiro durante o game play. Você pode estar lá no c* do mundo e todo cenário atrás de você, e mesmo esse cenário que você não tá nem vendo no momento, tá lá fritando sua VGA e fazendo seu PC pegar fogo. Aí você meninão lindo da mãe ainda quer colocar tudo no Ultra Fucking High x16. Claro não quer perder nenhum detalhe né? Aí seu FPS vai pra onde? Se permitisse iria pra valor negativo.

E é aí que a quantidade de memória afeta a performance do seu jogo. Quando você está afim de elevar sua experiência/imersão de jogo, seja utilizando resoluções maiores, mais monitores ou até um Virtuix Omni, Oculus Rift, não importa! Vai precisar de uma tecnologia de ponta, e no caso das resoluções 4K ou mais monitores a grande quantidade de memória faz com que seu jogo não engasgue e que um FPS agradável seja mantido e o mais importante com ESTABILIDADE. Quem gosta de entrar numa team fight e o FPS cair pra 3? E quando você se dá conta está morto!

Placas de 2 a 3GB de VRAM não conseguem lidar muito bem com grandes resoluções (falo isso por experiência própria) e esse foi um fator decisivo na compra da minha última placa de vídeo uma GTX TITAN Black 6GB. Mesmo que você encontre diversos benchmarks pela internet, vai ver que nem sempre o FPS resultante do teste é agradável pra jogo, fora também que geralmente o conjunto testado já tem uma performance boa.

Pré venda já disponível

post3

O design é bonito, mas esse plástico já cansou minha beleza.

Alguns sites gringos já estão com pré vendas, então se você tá PATRÃO e com a carteira recheada, minha conta é banco bradesco agência poderá fazer sua compra. O modelo que peguei de referência terá:

  • 2816 stream processors
  • 176 texture units
  • 64 raster operations pipelines
  • 512-bit memory bus

Outro fator muito interessante é que o preço não se alterou quase nada dessa versão 8GB para a versão anterior (claro que precisamos ver isso na prática), mas no BrasilHue esquece… BrasilHue sairá pelo preço (Hueal) de apenas R$10.000 dilmas.

E se AMD juntamente com seus fãs estão felizes com o lançamento, saibam que a Nvidia já está preparando sua linha GTX 900 com 8GB para 2015. Em todo caso, as 2 marcas estão aí para serem compradas e se você não liga de dar um braço ou uma perna e quer aproveitar tudo que uma placa de vídeo top de linha pode fazer por você. Compre sem dó!

Cya!

 

 

Sobre o Autor

Outros posts de

BeerCode

Meu nome é Filipe, tenho 27 anos sou aficionado em hardware e computadores, lembro até hoje quando foi que ganhei meu primeiro computador e lembro também quando o quebrei pela primeira vez desmontando tudo pra tentar remontar novamente (triste isso). Steamtador de berço, jogos são minha vida (apesar de ter somente uns 20% de games finalizados no meu Steam) sou brasileiro e não desisto nunca, um dia eu termino todos. Estudo Design de Jogos, trampo com suporte técnico em uma “Gringa” show de bola e quero a paz mundial like a Miss Universe.