Conceito

O Steam em suma é uma loja de  jogos, onde as empresas publicam suas obras para serem vendidas para o publico em geral,  atualmente o Steam conta com mais de 3500 jogos, tanto de grandes produtoras quanto de pequenas Startups. Já cumprindo e muito bem a função de loja de jogos, o Steam também faz as vezes de uma rede social, com perfil do jogador, onde ele prova que é  um Steamtador, chat tanto escrito  quanto de voz, forums criados pela comunidade e toda uma infinidade de artigos para a interação entre jogadores. Também existe no Steam a possibilidade de se criar itens para certos jogos, esses jogos tem sessões conhecidas como Steam Workshop, onde os jogadores podem postar seus modelos para votações publicas, onde se decide qual criação vai ou não para a Community Market ou até mesmo para a loja oficial do próprio jogo. Como  eu citei acima, no Steam existe uma loja também para os jogadores venderem suas coisas conquistadas nos jogos, como itens e cartas, isso gera uma receita que pode ser gasta em jogos e outros itens dentro do próprio Steam, existem itens que valem verdadeiras fortunas,  chegando a custar algumas centenas de reais, ou até  milhares deles.

Steam Workshop

O Steam Workshop é como  uma vitrine de criações do Steam, lá criadores de conteúdos do mundo inteiro exibem suas obras para quem sabe elas possam entrar efetivamente no jogo para qual ela foi criada. A votação de um item é feita na própria página do item no Workshop, ela  ocorre na forma de avaliação do publico, e só ocorre para itens propostos para jogos onde a entrega de itens depende de terceiros, exemplo o Dota2, onde a equipe da Valve homologa e testa as criações antes de efetivamente inclui-las no jogo.

Exemplo de página no Steam Workshop.

Exemplo de página no Steam Workshop onde a avaliação da comunidade é necessária para a entrada do item no jogo.

Existe também os jogos onde as criações da comunidade não  dependem de votações, nesses casos você apenas precisa “Assinar” o item no Steam Workshop e ao abrir o  jogo o  item já estará lá, um exemplo disso é  o BattleBlock Theater, onde você pode assinar mapas customizados e até enviar os seus próprios mapas.

Exemplo de Steam Workshop com assinatura

Exemplo de página no Steam Workshop onde você apenas assina o item e ja acessa seu conteúdo in-game.

*Créditos dos Workshops: Dota2 BattleBlock Existe uma centena de jogos que possibilitam a criação de itens no Steam Workshop, todos eles com ótimas criações, vale a pena perder um tempo lá vasculhando por algo legal.

Steam Greenlight

O Steam Greenlight é o Steam Workshop dos jogos, é la que os pequenos desenvolvedores buscam seu lugar na Steam Store, e quem sabe virar um sucesso em vendas, coisa que é comum nos últimos tempos. A votação no Steam Greenlight  acontece de forma parecida do Workshop, as pessoas chegam à página do jogo no Greenlight e se o jogo interessar, eles deixam seus votos para a liberação do jogo na Store, não existe um numero certo de votos para um jogo ser aceito no Greenlight, o que importa é como o jogo está se saindo na votação, segundo a Steam o que importa é liberar o que a comunidade quer ter,  e o quanto antes.

Exemplo de jogo para votação

Exemplo de página de jogo em votação no Steam Greenlight.

*Crédito do jogo: Phoenix Force Joguinho feito por BR’s diga-se de passagem! Quando o jogo é “aprovado” pela comunidade ele recebe um banner avisando que ele foi aprovado e que os usuários devem esperar pelo lançamento dele, ai  é só esperar o desenvolvedor acertar os últimos detalhes do jogo com a Valve e lançar o jogo.

Exemplo de jogo aprovado

Quando o jogo é aprovado ele recebe este banner verde.

*Créditos do jogo /* Artigo sujeito à atualizações com o decorrer do tempo  */

Sobre o Autor

Outros posts de

Daniel Costa

20 anos, graduado em Tecnologia de banco de dados, empresário, gamer desde sempre, tento ser designer mas sempre acabo fazendo programas feios (T_T), programador web, quase web designer, DBA, porteiro, jardineiro e carteiro nesse blog/page que vossa senhoria está lendo! Um mingo dupal que quase ninguém sancha mas que sempre sabe onde está sua toalha!