Re-view #4 – Sonic the Hedgehog

Chegou o Re-view #4! E vai ser sobre qual jogo Nano? Vou responder rapidinho :v

Sonic the Hedgehog! O PRIMEIRO, de 1991! E aí, bora uma rapidinha? UMA LEITURA RAPIDINHA! ._.
Vamos lá, Sonic the Hedgehog é um jogo desenvolvido pela SEGA e é um Plataforma.

Para alguns imbecis, o jogo consiste em correr e pular. Ô BABACA, vem cá, eu vou te mostrar que não é isso. U_U

Vamos ao enredo do jogo, onde tem o Vilão, o Dr. Robotnik, um cientista maluco que quer dominar o mundo usando as Esmeraldas do Caos e o gente boa montou uma base em South Island, onde Sonic vive, raptou os animais do local e os transformou em escravos robôs!

Claro que o ouriço não gostou disso, e vai acabar a festa desse maluco porque ele é o único que pode lidar com o Robotnik (hue). Pra isso ele tem que correr bastante e recuperar as esmeraldas!

Os gráficos, pra época, eram uns dos mais complexos, e era 16-bit né, quase tudo tinha uma animação. Os elementos eram bem desenhados e coloridos, utilizando todas as paletas que o Mega Drive suportava. Os personagens foram desenhados por Naoto Ohsima e os cenários ficaram por conta de Rieko Kodama e Jina Ishiwatari.

 

Concept 2

Bom, vamos falar das personagens do jogo que são somente DOIS!  Haha

Sonic the Hedgehog

Nosso protagonista, Sonic the Hedgehog, ou Sonic o Ouriço pra quem não sabe inglês, é um ouriço (humanoide?) azul com uns espinhos tão grandes que parecem ser o cabelo dele, baixinho e gordinho (pra um corredor tá com um físico duvidoso), usa luvas brancas e tênis vermelho com uma listra branca.

sonic_1991

 

 

Dr. Robotnik

É o antagonista, Dr. Ivo Robotnik, um cientista maluco, gordo de pernas finas, careca, bigode ruivo, com QI de 300 e óculos a la Ozzy Osbourne. Quer dominar o mundo.
eggman01_32

 

O Jogo

Vamos falar do jogo! Ele possui seis fases com três atos cada e uma fase final, daqui a pouco eu falo sobre elas, guenta um pouco.

Como eu disse ali em cima, cada fase é dividida em 3 atos e você tem 10 minutos pra completar o ato. Porra, Nano, 10 minutos? É muita coisa, gg easy. Meu caro amigo steamtador, conheço pessoas que já conseguiram dar Time Over no primeiro ato da primeira fase *cof cof* irmã *cof cof* .

O jogo não tem nem save, nem password. Aqui o sistema é bruto, mas possui Checkpoints e Continue. Checkpoint é uma espécie de poste que acende quando você passa por ele, e, caso você morra depois disso, você continua do checkpoint.

Já os continues, caso suas vidas acabassem e você tivesse um, que era representado por um Sonic pequenino cute cute, te dava três vidas extras. Pra conseguir um continue, você precisava pegar pelo menos 50 anéis nas Special Stages

 

"Ooh, ti belezinha *-*"

“Ooh, ti belezinha *-*”

Agora vamos falar das fases…

 

Green Hill Zone

Aqui é onde você começa, um campo plano, verde, um chão xadrez, lagos e cascatas azuis lindos, com joaninhas, abelhas, piranhas robóticas e outros “vilões” robóticos.

 

Green

 

Marble Zone

Lava, muita lava, aqui a fase tem uma arquitetura greco-romana, sempre me lembro de Pompeia mas sei lá, com muitos caminhos subterrâneos, obstáculos, lava, plataformas móveis, lava, fogo, montanhas, lava…

 

Marble

 

Spring Yard Zone

Uma das minhas fases preferidas (tinha uma camiseta dela), aqui o que mais tem é mola, nossa senhora, muitos elementos de pinball, esferas com espinhos, bumpers e um tatu bola azul filho de uma mãe.

 

Spring

 

Labyrinth Zone

Cara, como eu odeio essa fase, odeio com todas as minhas forças, odeio todas as fases aquáticas do Sonic, mas essa é a que eu odeio mais.

 

Labyrinth

 

Imagina um labirinto, já é chato, agora coloca água, muita água e um ouriço que não sabe nadar. A SEGA cagou regra nesse negócio dele não saber nadar, mas o jogo ficou mais desafiador, afinal não é um encanador que nada e respira debaixo d’água, assim é fácil, né?! #polêmica. Enfim, além disso, essa fase é cheia de armadilhas, espinhos e esferas pontiagudas que giram. E como eu disse, o Sonic não respira nem nada debaixo d’água, mas ele tem fôlego e anda, então já é algo. Ele pode ficar 15 segundos sem respirar, depois disso começa uma contagem regressiva de 10 segundos que me dá medo até hoje, sério, meu pesadelo era essa música.

Pra recuperar o fôlego você tinha duas maneiras, ou voltava pra superfície e respirava de novo ou pegava uma bolhas de ar que apareciam e faziam um som engraçado.

Star Light Zone

Tá à noite, céu estrelado, paisagem urbana, lindo, gangorra suicida, ventiladores que te dão impulso, um monstro lança bolotas e inimigos “indestrutíveis” com umas bombinhas que ativam quando você chega perto. A música é um tuts tuts divoso dos anos 90.

 

Starlight

 

Scrape Brain Zone

Aqui é a cidade/indústria do Robotnik. Essa zona é tensa, tem mais fogo, motosserras, plataformas que giram e desaparecem. No segundo ato você encontra o Robotnik, mas ele tá protegido e ainda te manda de volta pra MALDITA Labirynth Zone. Só que pera, tem algo diferente aqui, o Dr. dominou tudo, o chão tá cinza, a água tá roxa e a música é outra! Eita, vai lá, corre!

 

Brain

 

Final Zone

Uuuh, chegou no grande final do jogo, você não tem mais anéis, é teti-a-teti, Sonic Vs Robotnik! Você tá num grande motor e tem quatro capsulas que sobem ou descem tentando te esmagar, duas por vez, sendo que dentro de uma delas vai estar o Robotnik e você tem que acertar ele. Assim que as capsulas voltarem, quatro esferas de eletricidade são geradas e vão na sua direção. Acertando 8 vezes, você derrota o Robotnik, mas ele foge num veículo de fuga e você tem que correr e acertar ele! WOO! Você venceu! Ele vai descendo, explodindo, e WAAAAAAHHHHH!!!!! A multidão grita! Você chora! Se f*de aí, Robotnik!

 

final

 

 Special Stages

As Special Stages (achou que ia ficar boiando? :v) são fases especiais (oh really?) que você tinha acesso ao mundo psicodélico pra tentar recuperar as Esmeraldas do Caos. Pra ter acesso a uma Special Stage, você precisa completar o ato com pelo menos 50 anéis e entrar em um anel gigante que vai ficar no final da fase. Tá pensando que o negócio é fácil? Elas são uma espécie de labirinto que ficam girando, e tem certos lugares que se você encosta, o labirinto gira mais rápido, devagar, ou inverte o giro. Não contente com isso, pra você conseguir pegar a esmeralda, tem uns cristais que mudam de cor conforme você os toca até desaparecerem, e, pra te ferrar, tem uns bumpers que te jogam pra todos os lugares e uns círculos vermelhos escrito GOAL, que, se você tocar, perde a fase.

 

Special

Mas pera! Não acabou, falta eu falar dos itens do jogo.

Anéis

Os clássicos anéis, eles servem como uma proteção, que quando você se machuca, você os perde ao invés da vida, mas são TODOS os anéis de uma só vez, porém ainda dá pra recuperar, já que eles ficam caídos no chão, mas somem depois de um tempo.

 

Oops

Oops

 

Monitores

É meio sem nexo ter uns monitores no meio da floresta mas sei lá, ficou legal. Tem uns monitores espalhado pelas fases, cada um dá uma coisa, dependendo do que estiver na tela, olha só:

Os com um desenho de anel, dão 10 aneis;

Os com um sapato, deixa o Sonic mais rápido;

Os com uma cara do Sonic, dão uma vida extra;

Os com uma bola azul, dão um escudo, pra não perder os anéis quando fazer caquinha;

Os com estrelinhas, dão uma invencibilidade temporária, sai correndo, f*da-se o mundo!

 

Box

 

Checkpoint

São os postes que eu mencionei lá em cima, passou acendeu, morreu voltou pro poste.

 

Check

 

 

Cápsulas

Acho que chama isso, enfim, vamos lá, todo 3º ato de zona você enfrenta o Robotnik, depois dessa batalha, tem uma cápsula na qual você pula em cima e liberta os animais que foram transformados em escravos robôs.

 

Capsula

 

Sério mesmo, Nano?

Sério. E o jogo tá disponível no Steam AQUI e comparado aos cartuchos, tá muuuuito barato.

Veja outros Re-Views nesse link!

Espero que tenham gostado desse Re-view, semana que vem tem mais, vai passar rápido (ai esses trocadilhos ._.)

Sobre o Autor

Outros posts de

Nano

23 anos, chato, reclamão, yotta estressado, estagiário em Mecatrônica, viúvo da Sega, editor de imagens e vídeo. Viciado em Sonic e Doctor Who. Odeia fases aquáticas e não sabe atirar em jogos. Ainda tá pensando em algo melhor pra escrever aqui.